terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Câmara de Vereadores privatiza a saúde municipal

Foi aprovado o Projeto de Lei 158, enviada à Câmara Municipal pelo Prefeito Rui Palmeira (PSDB), por 16 votos favoráveis. A partir deste projeto a saúde pública não será mais responsabilidade da prefeitura, mas, ao contrário, será gerenciada por entidades privadas, as Organizações Sociais (OS’s), que estão de olho no dinheiro público.

O QUE SÃO AS OS'S?
As OS’s são entidades privadas que recebem dinheiro público para gerenciar os serviços de saúde através de uma lógica de lucro. Estas entidades significam, na prática, a privatização da saúde em Maceió. A partir delas, acabam-se os concursos públicos, já que os trabalhadores da área da saúde serão contratados pelo regime celetista, sem estabilidade e com sérias ameaças aos seus direitos.

Não se sabe ainda que atividade econômica se pretende explorar na área da saúde, sabemos somente que nenhum empresário se arriscaria num “negócio” que não lhe rendesse bons lucros. O histórico de corrupção das OS’s em todo país através da dispensa de licitação para compra de materiais e medicamentos, de contratos firmados sem regulamentação pública e de favorecimento político para contratação de pessoal, talvez responda esta questão.

CHICO FILHO CALA A SOCIEDADE
Durante a sessão ordinária, o presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Chico Filho (PP), mentiu descaradamente ao afirmar que sugeriu o debate sobre as OSs assim que o projeto chegou à Casa, mas que “recebeu o silêncio como resposta”. Trata-se de uma grande mentira.

Desde os primeiros dias de 2014, a Assembleia Nacional de Estudantes Livre, junto com o DCE UFAL, DCE Uncisal, sindicatos, partidos e diversas outras entidades que constroem o Fórum Alagoano em Defesa do SUS e Contra a Privatização, fizeram constantes visitas à Câmara Municipal para incitar o debate sobre o tema.

Os vereadores foram procurados por nós, receberam materiais e ouviram nossa reivindicação para a realização de uma audiência pública, alguns até se colocaram ao nosso lado, mas na hora da votação prevaleceram os acordos vergonhosos com o prefeito e com os empresários que querem usam a saúde municipal para lucrar.

BANCADA DA PRIVATIZAÇÃO
Que Rui Palmeira tem compromisso com o lucro dos empresários não é segredo pra nenhum de nós, afinal, foi dele a proposta de privatizar a saúde municipal através das Organizações Sociais de Saúde. Nossa expectativa era saber de que lado estão os vereadores de Maceió. E depois da vergonhosa sessão desta terça-feira, dia 25, isto ficou claro para nós.


Sem nenhum respeito pela sociedade de Maceió, sem nenhum respeito pelos trabalhadores da saúde presentes à sessão, os vereadores Antônio Hollando (PMDB), Aparecida Augusta (PRTB), Chico Filho (PP), Davi Davino (PP), Dudu Ronalsa (PSDB), Eduardo Canuto (PV), Fátima Santiago (PP), Galba Netto (PMDB), Guilherme Soares, Kelmann Vieira (PMDB), Marcelo Gouveia (PRB), Silvânia Barbosa (PPS), Silvânio Barbosa (PSB), Silvio Camelo (PV), Simone Andrade (PTB), Tereza Nelma (PSDB) e Zé Márcio (PROS) coadunaram com o projeto privatista do Rui Palmeira, o Prefeito dos empresários, apresentado em plena época de prévias carnavalescas.

VOTOS CONTRÁRIOS, ABSTENÇÃO E AUSÊNCIA
Há que se destacar, contudo, que os vereadores Heloisa Helena (PSOL) e Cléber Costa (PT), votaram contra o projeto. O vereador Wilson Junior (PDT) se absteve e o vereador João Luiz (DEM) não compareceu à sessão.

NOSSA LUTA NÃO ACABOU!
Junho de 2013 nos ensinou uma importante lição: com muita organização e luta é possível vencermos – foi assim que barramos o aumento da tarifa do transporte público em todo país, conquistamos o passe livre em várias cidades, derrubamos a PEC 37 que limitava a atuação do Ministério Público em crimes de corrupção pública, e um longo etc.

Já nesta quarta-feira, dia 26, nosso movimento irá tomar as medidas judiciais cabíveis para anular esta decisão antidemocrática da Câmara Municipal. Mas é nas ruas e nas assembleias dos servidores do município que iremos dar a nossa melhor resposta: precisamos e vamos reagir. E de antemão, chamamos toda a sociedade para um ato público na próxima quinta-feira, dia 27, às 8h, na frente da Prefeitura de Maceió. Vamos aproveitar o clima de carnaval para dizer que as OS’s são uma fantasia!



0 comentários:

Postar um comentário